Área de Associados

Área de associados

Coloque o seu nome de Utilizador e Palavra-chave para fazer login.

Utilizador:

Palavra-chave:

Se você esqueceu-se da sua palavra-chave
clique aqui para recuperá-la.

História do Voleibol

O Voleibol foi introduzido em Portugal pelas tropas norte americanas que estiveram estacionadas na Ilha dos Açores durante a 1ª Grande Guerra Mundial. O Engenheiro António Cavaco, natural de S. Miguel, teve um papel preponderante na divulgação do Voleibol quando veio para Lisboa cursar engenharia, nomeadamente nas Escolas Superiores e Faculdades, com mais incidência na Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, equipa que dominaria a modalidade até aos anos sessenta.

 

A Associação Cristã da Mocidade (A.C.M.), ramo português do Y.M.C.A., teve igualmente uma acção relevante na difusão do voleibol em Portugal e a ela se deve a publicação do primeiro livro de regras, bem como a sua contribuição para a fundação da Associação de Voleibol de Lisboa, que seria fundada em 28 de Dezembro de 1938, presidida por José Morgado Rosa.

 

O primeiro clube a ser oficialmente filiado foi o Campolide Atlético Clube, juntamente com a Associação Cristã da Mocidade, Belenenses, Sporting, Técnico, Benfica, Clube Internacional de Futebol, A.A. Instituto Comercial, A.A. Faculdade de Direito, Associação de Alunos do Monte Estoril e outros.

 

O primeiro Torneio oficial e o primeiro Campeonato de Lisboa foram organizados pela Associação de Voleibol de Lisboa em 1939/1940 e tiveram como vencedora a equipa da Associação Estudantes Instituto Superior Técnico.

 

Em 31 de Março de 1942, o Clube Fluvial Portuense, Estrela e Vigorosa, Associação Académica de Espinho, Clube Portuense de Desportos, Vilanovense Futebol Clube e Sport Clube do Porto, fundaram a Associação de Voleibol do Porto.

 

O primeiro jogo Porto – Lisboa, realizou-se em 23 de Junho de 1946, cabendo a vitória a Lisboa por 2 – 0.

 

A Federação Portuguesa de Voleibol nasceu no dia 7 de Abril de 1947 em Lisboa, sendo presidida por Guilherme Sousa Martins. A Federação Portuguesa de Voleibol seria uma das fundadoras da Federação Internacional de Voleibol.

 

O primeiro Campeonato Nacional de Seniores Masculinos disputou-se em 1946/1947, tendo como vencedor a Associação Estudantes Instituto Superior Técnico. A prova feminina apenas começou em 1959/1960 com a equipa do Sporting Clube de Espinho a sagrar-se campeã nacional.

 

A estreia de Selecção Portuguesa em provas internacionais deu-se no Campeonato da Europa de 1948 em Roma, acabando a prova em quarto lugar. Para além de Portugal, estiveram presentes a França, Holanda, Itália, Bélgica e Checoslováquia. Três anos mais tarde, a Selecção Portuguesa participou no 3º Campeonato da Europa em Praga, obtendo o 7º lugar.

 

A participação num Mundial aconteceu em 1956, no 3º Campeonato do Mundo em Paris, tendo-se classificado em 15º lugar, entre 24 países concorrentes.

 

No final da década de cinquenta e até princípios de 70, por decisão política do Ministério da Tutela, a Selecção Portuguesa deixou de participar em competições internacionais.

 

A Federação Portuguesa de Voleibol organizou em 1979 a Fase Final do Campeonato Europeu de Juniores, culminando uma aposta mais intensa na formação dos jovens. Entretanto as Selecções Seniores Masculina e Feminina começaram a participar na Taça da Primavera (Spring Cup), tornando-se a prova como barómetro de referência e comparação do nosso voleibol.

 

No ano de 1990 a Selecção Júnior Masculina qualifica-se para a Fase Final do Campeonato da Europa. É também o ano que conjuntamente com a televisão, a Federação Portuguesa de Voleibol começa a realizar o Torneio Internacional R.T.P.. Esta prova, da qual se realizaram 7 edições, trouxe ao nosso país algumas das melhores equipas mundiais como é o caso da Holanda, Bulgária, Cuba, Suécia, França entre outras.

 

O 3º Campeonato Mundial da Juventude, Masculino e Feminino, é organizado em 1991 em Portugal, participando 24 Selecções. A prova masculina decorreu no Porto e a feminina em Lisboa. Na classificação final Portugal obtêm o 9º lugar em Masculinos e o 12º em Femininos.

 

A Federação Portuguesa de Voleibol organiza em 1993, no Porto, uma Poule de Qualificação para o Campeonato do Mundo de Seniores Femininos.

 

Em 1993 realiza-se o primeiro Campeonato Nacional de Duplas Masculinas e Femininas em Voleibol de Praia, tendo como campeões as duplas Miguel Maia / João Brenha e Cristina Pereira / José Schuller. No ano seguinte, Espinho recebe uma etapa do Circuito Europeu de Voleibol de Praia, sendo ganha pela dupla Miguel Maia / João Brenha.

 

No ano de 1994, Portugal qualifica-se para o 4º Campeonato do Mundo da Juventude na Turquia, classificando-se em 4º lugar e no ano seguinte qualifica-se para o Fase Final no Campeonato Europeu de Juniores, sendo o 10º classificado.

 

Ainda em 1995 e após ter sido finalista em 1994 com a Espanha, organiza-se em Portugal a Spring Cup, terminando a Selecção Sénior Masculina em 3º lugar.

 

No ano pré - olímpico de 1995 realizaram-se em Portugal duas etapas da World Séries of Beach Volley sendo um sucesso em termos de público. Foi também o ano em que a dupla portuguesa masculina se qualificou para os Jogos Olímpicos de Atlanta. A dupla feminina, apesar de não conseguir qualificar-se , foi quinta classificada no final do europeu, ganhando a etapa disputada na Grécia.

 

Em 1996 Portugal organizou a Poule de Qualificação Olímpica para os Jogos de Atlanta – 96, com a presença das seguintes Selecções: Bulgária, Canadá e Venezuela. Portugal obteve o 2º lugar, atrás da Bulgária, vencendo as Selecções Nacionais do Canadá e Venezuela.

 

A Selecção Nacional de Beach Volley, constituída pela dupla Miguel Maia / João Brenha, participou nos Jogos Olímpicos da Atlanta, obtendo um brilhante 4º lugar, que se repercutiu a nível nacional, por grande projecção do voleibol nos mass – média.

 

Ainda este ano, a organização em Agosto do Grand Slam de Beach Voley em Espinho, foi um sucesso público e impacto nos órgãos de comunicação social. Para tal contribui a participação dos melhores jogadores mundiais, vindos dos Jogos Olímpicos de Atlanta.

 

Começando em finais de 1996 e prolongando-se até Maio de 1997, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos, qualificou-se em 2º lugar na sua Poule de Qualificação para o Campeonato da Europa, apurando-se para a Poule de Qualificação Final. Esta foi disputada pelos segundos de todas as Poules, qualificando-se os dois primeiros para a Fase Final do Europeu.

 

Portugal, mercê deste resultado, entrou na I Divisão das Selecções Nacionais da Confederação Europeia de Voleibol.

 

No Beach Voley, 1997 viu ainda a organização do único Grand Slam do Circuito Mundial de Voleibol de Praia, bem como a realização do Open de Portugal Feminino das World Séries de Beach Voley.

 

A nível Europeu e Mundial, colaborando com a C.E.V. e a F.I.B.V., a Federação Portuguesa de Voleibol tem sabido honrar os seus pergaminhos e a história, continuando o desenvolvimento do Voleibol Nacional e do Desporto Português.