Área de Associados

Área de associados

Coloque o seu nome de Utilizador e Palavra-chave para fazer login.

Utilizador:

Palavra-chave:

Se você esqueceu-se da sua palavra-chave
clique aqui para recuperá-la.

Descrição

O Gira - Volei é um projecto de iniciação do Voleibol cuja a directriz é educar e socializar os jovens dos 8 aos 16 anos através da actividade física e desporto. O projecto foi inicializado em 1999 pela Federação Portuguesa de Voleibol, entidade máxima da modalidade no país.

O projecto Gira - Volei instituiu, para educar, socializar e para a aprendizagem do voleibol, o 2x2 (dois contra dois) como um método de iniciação simplificado e adaptado ás necessidades das crianças, tendo como principio básico a formação lúdica, com a adequação do tamanho do campo de jogo, do peso da bola, da altura da rede e das regras do jogo a esta faixa etária. Através da sua força atractiva e complexidade psicomotora, esta actividade auxilia no ensino desportivo, contribuindo para o desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional da criança, dentro de princípios de estímulos  ao espirito de cooperação e a competições não - agonísticas.


A Associação de Voleibol do Porto, na zona geográfica da sua intervenção, administra um conjunto de Centros para a prática do Gira-Volei assumindo, de uma forma articulada com a Federação Portuguesa de Voleibol, a responsabilidade pela entrega e reposição periódica dos Kit's Gira-Volei, além do fornecimento de material técnico, supervisão dos Centros e acompanhamento pedagógico do monitores Gira-Volei.


O Gira-Volei está presente em todos os Distritos do País. Actualmente com mais de 2000 centros em actividade, e muitos milhares de crianças e adolescentes. Devido ao grande crescimento do projecto Gira-Volei a Federação Portuguesa de Voleibol já tem uma dezena de técnicos por todo o país com a função de coordenar e dinamizar a modalidade. As escola que são Centros Gira-Volei tem a particularidade de serem as únicas devidamente apetrechadas para o ensino do voleibol ás crianças e jovens em Portugal.


As acções relacionadas com a prática desportiva são aquelas que tem apresentado maior resultado nos aspectos ligados á socialização, em especial no que se refere á criação de novos modelos para a prevenção e tratamento dos danos nas crianças e adolescentes, causados pelos problemas sócio - económicos.


O Voleibol é hoje em dia um dos desportos mais divulgados pelos media e oferece uma alternativa para a questão social das crianças carentes, tornando as escolas mais atractivas, reduzindo a evasão escolar e a permanência das crianças nas ruas contribuindo dessa forma para a sua reintegração social.


A prática de uma modalidade com prestigio e popularidade fortalece a auto-estima, cria o hábito do trabalho em equipa, estimula a disciplina e a organização. Todos estes factores contribuem para a formação da cidadania. É um Desporto sem violência e que pode ser praticado por todas as faixas etárias e classes sociais.


O Gira-Volei foi criado para satisfazer as necessidades de diversão, movimento e integração das crianças e adolescentes Portuguesas, visando ampliar, da esfera Desportiva á social, os princípios fundamentais do Desporto através da contribuição para o desenvolvimento integral e construção de valores éticos e morais dos seus praticantes. A Federação Portuguesa de Voleibol pretende, a partir desta estratégia, estabelecer laços afectivos espontâneos e indissolúveis das crianças com o desporto para toda a vida.

Os monitores do Gira-Volei são mais do que instrutores da prática do Voleibol, são verdadeiros educadores. O processo pedagógico do Gira-Volei é baseado na essência lúdica do jogo. Os principais objectivos do projecto são: ensinar o voleibol a todos, transmitindo para as crianças uma visão de qualidade, ensinar mais do que o voleibol respeitando a ideia filosófica do projecto e ensinar as crianças a gostar do Desporto reflectindo o bem estar social em cada um dos alunos.

 

Com isso, o Gira-Volei transcende ao que muitos pensam ser somente um projecto desportivo. Na realidade o Gira-Volei é um projecto social que utiliza o desporto como ferramenta para educar e socializar as crianças, cumprindo assim o dever da constituição Portuguesa, "o desporto é um direito de todos".