Área de Associados

Área de associados

Coloque o seu nome de Utilizador e Palavra-chave para fazer login.

Utilizador:

Palavra-chave:

Se você esqueceu-se da sua palavra-chave
clique aqui para recuperá-la.

Notícias

Participação Falecimento

25 Julho 2022

Participação Falecimento
É com enorme tristeza e pesar que a Associação de Voleibol do Porto comunica o falecimento de Joaquim Vilela, o seu eterno Presidente.

Joaquim Manuel Oliveira Vilela, nascido a 1 de junho de 1935, entra como Vogal na Direção de da Associação de Voleibol do Porto em 1977. Em 1981 foi eleito para o seu primeiro mandato como Presidente da Direção, cargo que assumiu desde então.

O seu legado é grande e a sua obra é ímpar. Quando assumiu o seu primeiro mandato a AVP encontrava-se numa situação muito difícil a vários níveis. Com uma dedicação inigualável, Joaquim Vilela consegue estabilizar a AVP, elevando-a não só para a maior Associação de Voleibol do País, mas também uma das maiores Associações Regionais de todas as modalidades, a nível nacional.

Foi responsável por eventos emblemáticos, de extrema importância no panorama do Voleibol Nacional. Todos se lembrarão dos Torneios Internacionais da Associação de Voleibol do Porto, que contou com 14 edições, no Colégio dos Carvalhos. Em 1981, a Final do 1º Torneio Internacional da AVP, disputada entre a Seleção Regional da AVP e a seleção Regional do País Basco, teve direito a transmissão na RTP, sendo a 1ª transmissão televisiva de um jogo de Voleibol a nível nacional.

Foi também responsável pelo aparecimento do Dia do Minivoleibol, que desde 1982 é celebrado no dia 10 de junho. A 1ª edição deste torneio, organizado no jardim de Arca d’Água, contou com a presença do Presidente da República, General Ramalho Eanes.

Durante a década de oitenta e noventa, foi também responsável pela dinamização dos intercâmbios com o Estado do Sarre (Alemanha) e Marrocos, que levaram as Seleções Regionais da AVP a diversas competições e estágios.

A sua obra e dedicação foram reconhecidas por diversas entidades:
Em 1992, enquanto Presidente da Direcção, Medalha de Mérito Desportivo atribuída pelo Governo Português à Associação de Voleibol do Porto, pelos elevados serviços prestados à modalidade;
Em 1997 recebe o Troféu Osório da Federação Portuguesa de Voleibol pelos elevados serviços prestados à modalidade;
Em 2000 foi homenageado pela Associação de Voleibol da Madeira, pela dedicação ao Minivoleibol, demonstrada ao longo dos anos;
Em 2004, enquanto Presidente da Direcção, recebe o Troféu Osório da Federação Portuguesa de Voleibol atribuído à Associação de Voleibol do Porto, pelos elevados serviços prestados à modalidade;
Em 2005 é galardoado pela Confederação dos Desportos de Portugal, com o título de Mérito Desportivo para a Personalidade do Ano;
Em 2009, por proposta do Dr Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto e, por unanimidade daquela Executivo, é agraciado com a Medalha de Mérito (Grau Prata) da Cidade do Porto;
Em 2015, foi condecorado com a Medalha de Ouro de Mérito da Câmara Municipal da Maia, como forma de reconhecimento pelos contributos de uma vida dedicada ao Desporto, em particular ao Voleibol.

O seu espírito altruísta, voluntarioso e filantrópico não se resumiu ao Voleibol, tendo dedicado muito do seu tempo a colaborar com diversas entidades e associações dedicadas ao apoio social, destacando-se o Internato S. João.

O corpo estará em câmara ardente no Tanatório de Matosinhos hoje às 15h00, estando funeral marcado para as 15h de amanhã.